sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Prosseguindo para o Alvo


É estimulante ver uma pessoa determinada, que procura vencer barreiras não se importando com as pedras do caminho; uma pessoa que olha para frente prosseguindo para o alvo, para o prêmio (Filipenses 3.14 a). Por ter sido assim, Paulo nos deixa um conselho: "Sede meus imitadores como eu sou também de Cristo" (I Coríntios 11.1)



Um outro exemplo de determinação é o do cego Bartimeu, registrado em Marcos 10.45-52; assentado à beira do caminho ao ouvir que Jesus passava, pôs-se a chama-LO, clamando por compaixão. Quanto mais o repreendiam para que se calasse, mais ele gritava; ao ouvi-lo, Jesus mandou chamá-lo, imediatamente ele deu um salto, largou a sua capa e foi ao encontro de Jesus. Então Jesus lhe perguntou: "O que queres que eu te faça?", o cego respondeu: "Senhor que eu torne a ver" então Jesus lhe disse: "vai a tua fé te salvou" e imediatamente ele tornou a ver e seguia a Jesus estrada a fora.
 


Que grande exemplo nos deixou Bartimeu! Mesmo na condição de cego, pobre e necessitado, nos ensinou que devemos persistir em direção ao alvo, com os seguintes procedimentos:


INICIATIVA




Ouvindo que Jesus passava, ele não perdeu a oportunidade, pôs-se a clamar, como no Salmo 120.1 "Na minha angústia clamo ao Senhor". Bartimeu sabia quem era Jesus e que Ele era a sua única solução; então não esperou as coisas acontecerem, partiu para a luta. Portanto não fique esperando que um profeta lhe apareça para se aprontar, pois através da maior profecia que é a Bíblia você já viu o exemplo, tenha iniciativa e vá à luta.

PERSISTÊNCIA
O cego não se deixou influenciar pelos outros, nem se abateu pela condição em que se encontrava, pois ele sabia o que queria. Muitos desistem de buscar a Deus por se acharem pecadores demais, quando na verdade, esse é o principal motivo para buscar renovação (Isaías 40.31). "Por isso vos digo pedi e dar-se-vos-a, buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-à" 
(Lucas 11.9).
  

Não teve apego as coisas materiais
 
"Aquele que não renunciar tudo o que tem não pode ser meu discípulo" (Lucas 14.33). Quem sabe aquela capa fosse a única coisa valiosa que aquele homem tinha, mas ao ouvir que Jesus o chamara, logo a largou; talvez ela estivesse atrapalhando a sua locomoção, então não pensou duas vezes, tirou-a de sobre si e foi ter com Jesus.
Teve sabedoria

Bartimeu teve um encontro pessoal com Deus, ele tinha que aproveitar, não podia vacilar. Quando Jesus lhe perguntou: "que queres que eu te faça?" ele soube muito bem o que pedir, não se preocupou na sua pobreza como o coxo na porta do templo que pedia esmola (Atos 3.1-3), mas pediu o que mais precisava, a cura de sua cegueira.

 Tinha fé
De todos os pontos já citados desta passagem em relação a Bartimeu, a sua fé com certeza se sobressaiu, pois ela é fundamental para os que esperam em Deus e desejam agrada-LO (Hebreus 11.1, 6a). Assim como Bartimeu devemos prosseguir para o alvo, tendo iniciativa e persistência em nosso caminhar, evitando o apego às coisas materiais, principalmente quando Deus nos chamar. Se o teu alvo é ter um encontro com Cristo, faça-o ainda hoje, para que Deus seja glorificado através da sua vida!


Rosângela Nascimento de Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário